Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Pobre do país que tem sua magistratura refém da mídia, diz João Otávio de Noronha

há 8 anos

Por Marcelo Galli

Pobre do pas que tem sua magistratura refm da mdia diz Joo Otvio de Noronha

O ministro João Otávio de Noronha, do Superior Tribunal de Justiça, criticou nesta sexta-feira (19/8) a pressão que a imprensa faz para que o Judiciário condene pessoas sem garantias e respeito ao devido processo legal. Na opinião do ministro, isso faz com que muitas vezes os juízes se tornem reféns da mídia não só em relação às matérias que julgam, mas também a respeito da sua própria visão de julgador. “Pobre do país que tem sua magistratura refém da mídia”, disse, durante evento no Conselho da Justiça Federal, em Brasília, que debate direito constitucional e administrativo.

Ele citou como exemplo desse comportamento da mídia o que ocorreu no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como mensalão, e agora no desenrolar da “lava jato”, que apura desvios de verbas da Petrobras e fraudes em contratos. Para o ministro, a mídia condenou os envolvidos antes da Justiça nesses casos e pressiona os julgadores. “O magistrado que ousa pensar diferente gera suspeitas e é ameaçado de investigação.”

Apesar disso, o ministro destacou a importância da independência dos juízes para garantir as liberdades individuais e os direitos fundamentais previstos na Constituição, mesmo que “patrulhado por parte de uma mídia que não tem escrúpulos e compromisso com o verdadeiro Direito”.

Fonte: Revista Consultor Jurídico.

  • Publicações27
  • Seguidores169
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações427
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pobre-do-pais-que-tem-sua-magistratura-refem-da-midia-diz-joao-otavio-de-noronha/375309255

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Você tocou em um ponto para levantar muita discussão e muita polêmica.
O papel da mídia na atualidade precisa ser amplamente discutido e isso não apenas no que diga à magistratura.
Espero que dê continuidade ao enfoque, porque tem muito a ser dito. continuar lendo

Um ponto que considero importante é que cada faça o seu papel, sem mesclagem.
A magistratura faça o que deve ser feito, da melhor forma e no mais estrito respeito às leis.
À mídia cabe informar, assumindo as responsabilidades legais pelo que divulgar.
Mídia irresponsável precisa ser extinta, doa a quem doer. continuar lendo

Meu caro José Roberto,

Se a mídia fosse realmente tão "má", "ruim", "perversa", por que um "habitante do Olimpo", diria que os habitantes de "outros mundos", fazem lei de bêbado.

O que se nota realmente, é que hoje em dia está em moda as "togas" se sentirem felizes com o calor dos holofotes; deveriam eles primar pelos seus julgados e somente neles dar o seu voto, sem usar a mídia para dar a opinião. Conscientes que eles são apenas algumas pessoas a decidir a vidas de milhões, esse privilégio tem que ser respeitado.

As leis no Brasil, parece realmente "leis de ébrios" pois não foi divulgado nenhuma nota de repúdio a tal declaração por parte do Congresso ou do Senado. Talvez seja porque a Sra. Dilma usa todo o tempo deles, enquanto o Brasil, chora e sangra.

Realmente a mídia constrói e destrói, agora nossos "governantes" e nosso "judiciário" ... continuar lendo

Não é sem razão que a vaidade é o pecado favorito do diabo. continuar lendo

Prezado Aphonso,

Infelizmente, alguns jornalistas e a mídia corrupta, consegue ditar algumas regras. pois como é de praxe, se a Globo noticiar qualquer assunto contra indiciados, alguns ministros da suprema corte, vai acatar.Assistir um programa sobre á mídia e pode acreditar: Os membros do STF tem medo da Organização Globo.Quem diga o ministro constitucionalista do STF Gilmar (PSDB) Mendes, e Dias (PT) Tofolli. Não vejo saída enquanto essa organização continuar mandando na classe política empresarial, financeiro e judiciário.Vejam quantos processos esta emissora possui e quantos foram arquivados e prescritos. continuar lendo